Você passa sem parar

O que é a Via Expressa

A Via Expressa é um sistema de passagem automática nas Praças de Pedágio na Terceira Ponte e Praia do Sol, que utiliza um aparelho identificador (TAG) instalado gratuitamente no interior do veículo.

A cada passagem, o TAG emite um sinal para uma antena instalada na faixa de acesso, que aciona a abertura da cancela e debita o valor correspondente à categoria do seu veículo em sua conta.


O que é a Via Expressa

 

 

 

Como Funciona

A transação é feita através de um Termo de Adesão que dá direito ao empréstimo do aparelho sem ônus, em regime de comodato.

O local para adesão ao Sistema é na Central de Atendimento Via Expressa, situado à Praça do Pedágio da Terceira Ponte, ao lado direito, no sentido Vitória-Vila Velha, de 2ª a 6ª, no horário de 8 às 18:30 horas. É preciso apresentar a Carteira de Identidade, CPF e comprovante de Residência, para Pessoa Física, e cópia do Contrato Social, CNPJ, Carteira de Identidade e CPF de um dos responsáveis pela empresa, no caso de Pessoa Jurídica.

Definição de Créditos

O usuário poderá optar pela aquisição de 50, 70, 100, 200, 400 ou 600 créditos.

Para não ficar bloqueado no sistema é importante que o usuário faça uma previsão real do número de suas passagens, inclusive com uma margem de segurança, pois o processo de renovação leva em torno de 10 (dez) dias para ser concluído.

Fixação do TAG

1. Veículos de passeio o TAG deve ser fixado no pára-brisa dianteiro, a 10 cm do final do teto do veículo, atrás do retrovisor interno, na posição horizontal.


Fixação do TAG

 

 

 

 

 

Instalação do TAG

1. Limpe o local de fixação do aparelho com um pano seco e limpo, conforme ilustração;

2. Retire a fita que cobre a tarja adesiva;

3. Posicione e fixe o TAG com o código de barras voltado para baixo.

Instalação do TAG

 

 

 

 

Restrição à utilização do TAG

Em veículos com acessórios especiais (como insulfilm no pára-brisa ou blindagem), pode ocorrer dificuldade de comunicação do TAG com a Antena, impedindo a passagem pela via. Neste caso, entre em contato com a Central de Atendimmento Via Expressa para uma correta orientação.

Alguns modelos possuem sensor de chuva no pára-brisa. Nestes casos, existe um local específico (único) para fixação do TAG. Ex.: Chevrolet Zafíra; Citröen (todos); Peugeot (todos); Mercedes Benz (alguns modelos).

O TAG jamais poderá ser usado solto dentro do veículo. Ex.: no porta-malas, porta-luvas, em cima do painel, etc.

Passagem pelas cabines

1. Acesse a faixa exclusiva do Sistema Via Expressa. Ela é identificada por placas e separada por cones;

2. Reduza a velocidade para 30 km/h. Também deve ser mantida a distância mínima de 30 metros do veículo à sua frente;

3. O Sistema processa a leitura de sua passagem, envia uma mensagem ao painel localizado ao lado esquerdo da via, a luz verde é acionada e a cancela se abre.

Verificação do saldo

O serviço de verificação de saldo também está disponível na Central de Atendimento Via Expressa, de 2ª a 6ª, no horário de 8 às 18:30 horas; no telefone 0800 979 00 60, ligação gratuita, e pela internet, pelo site: www.viaexpressa.net.

Pagamento

O pagamento inicial poderá ser feito com cheque, dinheiro ou cartões de crédito conveniados.

A renovação poderá ser feita através do débito automático em conta corrente (Banco do Brasil ou Banestes) ou pelos cartôes de crédito (conveniados).